quinta-feira, 12 de abril de 2018

Urinar e defecar no local certo

O que à partida pode parecer impossível de aprender é na realidade bem mais fácil se compararmos connosco, ser humano, que chegamos a andar e falar ainda com fralda…
Se tudo for feito corretamente, de forma paciente, persistente e coerente, numa semana o nosso cachorro pode aprender a fazer no sítio certo:

1º Comece por lhe mostrar o local onde quer que elimine logo que ele acorda, depois de brincar e, muito importante, depois de comer;

2º Recompense-o com alimento próprio e uns afagos sempre que fizer no local desejado;

3ª Por norma o cão prefere uma superfície absorvente para urinar e defecar. Numa fase inicial, retire tapetes e carpetes do pavimento e revista a zona que quer como WC com resguardos ou jornais. Gradualmente vá reduzindo o espaço ocupado por esse substrato, mantendo-o limpo, sem no entanto eliminar por completo a “lembrança” de zona sanitária. Tem ainda a vantagem de poder levar consigo esse revestimento “sanitário” e permitir à mascote uma fácil associação em qualquer local.

Existem outras técnicas e dicas que recomendo serem demonstradas por treinador devidamente formado (escola de reforço positivo). 
Só um ex: 

-Se por algum motivo a mascote não aprende ou desaprende e faz no local errado, nunca lhe bata ou esfregue o focinho nas dejeções (não vai conseguir associar o castigo ao erro…). Também não limpe à sua frente (por “imitação" pode começar a espalhar as fezes ou a ingeri-las). O melhor é ignorar, limpar o local com detergente neutro e depois aplicar um repelente adequado. Se ainda assim continuar a eliminar nesse local, transforme-o num ponto de comida, por norma a mascote não gosta de eliminar onde come. 

Sem comentários:

Enviar um comentário